quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Impressões peruanas


Confesso que ao pensar em Peru, somente Machu Picchu me vinha à mente. Mas, ao iniciar a pesquisa sobre o luga me impressionei com a diversidade de encantos que nosso pequeno vizinho oferece. E, assim, pouco a pouco o roteiro foi crescendo e ganhando forma. Infelizmente, o tempo era curto e alguns lugares tiveram que ser sacrificados.



Logo nos primeiros momentos da viagem notamos que o Peru ainda está muito aquém do Brasil em diversos aspectos, de estrutura a cordialidade.
Nossa impressão do povo não foi das melhores. Não se mostraram hospitaleiros e sequer faziam o menor esforço para atender bem ou serem solícitos.
Pedidos de esmolas são constantes e até insistentes, chegando a incomodar em alguns momentos.
Em todas as situações existe uma forma de tentarem "arrancar" dinheiro dos turistas. Chegando ao absurdo de cobraram pelo papel higiênico no banheiro de um bar / balada em Cusco.

Não pense que tirar foto com uma lhama é grátis...


Em algumas situações percebemos tentativas de pequenas trapaças, como troco errado, cobrança de valor diferente da etiqueta do produto ou valor digitado a mais na hora de passar o cartão.

É preciso estar atento o tempo todo!



Mesmo depois de aclimatada as estradas peruanas - nos Andes - me faziam passar muito mal.
Sorte que tinha um remédio sensacional (vonal) para me salvar naquelas curvas!

 
A viagem ao Peru me proporcionou uma experiência singular e que, realmente, me fez voltar diferente. Nada de místico ou sobrenatural.  Mas, de fato, vivenciar aquelas experiências - que pretendo relatar nos próximos posts - realmente mudaram algo em minha essência.  No mínimo, posso dizer que voltei mais introspectiva e equilibrada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário